Vice

Vice é quase uma aula.

Melhor: várias aulas. De história contemporânea, de política, de cinema, de direção, de interpretação e, principalmente, de como viver – ou conviver – com os tempos difíceis que estamos passando. Creio que a melhor arma ainda é a informação.

Resultado de imagem para vice filme

Isso também já virou um clichê: tempos difíceis!

Convenhamos que essa coisa de que antes era muito melhor é balela. Analisando friamente nunca nós – humanidade – estivemos tão bem. Há pouco tempo atrás simples gripes dizimavam populações inteiras. Guerras matavam milhões de pessoas em pouquíssimo tempo e a fome era ainda maior e mais devastadora. Mas isso tudo, claro, não quer dizer que os tempos não sejam difíceis. Eles são. E muito.

Então, respeitando esse pequeno aparte, o filme mostra como o poder seduz e destrói. Mostra como atualmente uma ambição pessoal ou um simples capricho, pode matar tanto quanto a peste negra matou na idade média.

Mundo moderno (?)

Hoje em dia não temos mais a peste, mas temos a política e, claro, os políticos. E é em torno de um deles que acontece Vice: Dick Cheney.

Basicamente o longa mostra a ascensão de Cheney até se tornar o homem mais poderoso do planeta. Vice-presidente de George W. Bush, o filho, ele remodelou os Estados Unidos e o mundo, gerando mudanças que ainda permanecem vigentes. E provavelmente seguirão assim por muito tempo. Para nosso azar.

Como deu para perceber, esse tipo de obra desperta vontade de falar de inúmeras questões além de cinema, mas, para não passar em branco, é um filme moderno, extremamente bem editado, inovador e principalmente bom de ver. Não é fácil fazer uma biografia, principalmente de uma figura tão obscura e soturna quanto Dick Cheney, e ser agradável ao mesmo tempo. Mas o diretor Adam McKay, de A Grande Aposta, conseguiu.

“Saber” pode ser a nossa melhor defesa para esses novos tempos. Então, assistam essa aula. Pode ser providencial.

(“Se foram” as 250 palavras que os palpites devem ter).

Enfim, vejam. É imperdível.

 


Quer ajudar o Partiu Cinema?


www.000webhost.com